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Gestão de Relacionamento com o Cidadão

O mundo está se tornando mais inteligente. E com isso o conhecimento e demanda dos cidadãos por melhores serviços aumenta. Cada vez mais a administração pública precisa tratar o cidadão com um “cliente”.

Mas atualmente os governos estão enfrentando desafios crescentes que impactam sua habilidade de cumprir com as exigências dos eleitores, e até 2020 as interações governamentais irão requerer “colaboração contínua” em toda parte – órgãos transnacionais, sociedades, governos e eleitorados.  Além disso, muitas das maneiras como fazemos as coisas atualmente são ineficientes e caras, e muitas vezes não funcionam.

Nesse cenário, muitos desafios são apresentados à administração pública. Dentre os principais, podemos citar:

  • Saber o que o cidadão pensa, gosta, deseja e o que ele está testemunhando
  • Promover a participação do cidadão na gestão de sua cidade através de meios efetivos de colaboração
  • Priorizar os investimentos buscando maximizar os resultados das ações realizadas
  • Fazer com que o cidadão perceba tudo o que está sendo realizado

Para endereçar esses desafios, a administração pública precisa, necessariamente, atender a alguns requisitos mínimos, tais como:

  • Transformar dados em informação
  • Ser eficaz (fazer do jeito certo)
  • Aumentar a sua agilidade
  • Conectar e capacitar as pessoas (colaboração)
  • Inovar continuamente
  • Gerenciar riscos e segurança

É nesse contexto que entra a solução de Gerenciamento de Relacionamento com o Cidadão (GRC) da Quatenus. Nosso CGR pode ajudá-lo:

  • Disponibilizando meios ágeis de comunicação e colaboração entre a administração e o cidadão
  • Dando agilidade ao atendimento ao cidadão através da automatização e gerenciamento dos processos de negócio (atendimento baseado em tecnologia)
  • Fornecendo aos gestores meios de avaliação das demandas e qualidade dos serviços prestados
  • Disponibilizando mecanismos eletrônicos para a divulgação das ações de governo e realização de campanhas de marketing/pesquisas de satisfação

E faz isso através da utilização de múltiplos canais de comunicação: portal (internet), e-mail, mensagens de texto (SMS) e multimídia (MMS), telefone, dentre outros.

A seguir alguns exemplos de aplicação da solução GRC da Quatenus:

  • Gestão de Ocorrências
    • Manutenção: poda de arvore, tapa buraco, limpeza de terreno, troca de lâmpada,...
    • Limpeza urbana: boca de lobo, instalação de lixeira, solicitação de recolhimento de lixo,...
    • Urbanismo: fiscalização de ruído, vistoria de edificações, instalação de rampas,...
    • Transporte: notificação de acidentes, solicitação de sinalização, reclamações/informações sobre transporte público,...
  • Educação
    • Solicitação de vagas
    • Inclusão de aluno no transporte escolar
  • Finanças
    • Solicitação de revisão de cobrança de tributos
    • Negociação de débitos, abertura de empresas
  • Saúde
    • Solicitação de medicamentos
    • Agendamento de consulta
    • Solicitação de vaga hospitalar

São muitos os benefícios que podem ser obtidos com a solução de relacionamento com o cidadão da Quatenus, como por exemplo:

  • Garantia do nível de serviço prometido ao cidadão
  • Controle do nível de serviço a ser cobrado dos prestadores
  • Maior transparência nos processos
  • Menos erros e menos retrabalho
  • Cidadão decide como quer ser bem atendido
  • Estreitamento do relacionamento com o cidadão
  • Percepção de qualidade do governo
  • Base de dados confiável para campanhas de marketing

Entre em contato conosco e entenda melhor como a solução de GRC da Quatenus pode ajudá-lo a enfrentar os desafios presentes e futuros da administração pública.

 

Destaque

A implantação do ISS e Nota Fiscal Eletrônicos é obrigatória. Por que esperar? Entre em contato e comece a aproveitar desde já os benefícios da solução.

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